Encontro do dia 24 de Outubro de 2024
Aquecimento:
Exercício de circularidade e alinhamento do corpo. Espalhados pelo espaço todos num mesmo pulso fizemos um movimento circular e outro uma foto em linha. Estudamos essa mesma proposta em diferentes planos e inserindo instrumentos musicais (ainda que sem som) como estudo de objetos. Depois estudamos combinações diferentes de movimentos circulares e em linha:
1 (binário) - Círculo, Linha, Círculo, Linha, ...
2 (Ternário) - Círculo, Linha, Linha, Círculo, Linha, Linha, ...
3 (Quaternário) - Círculo, Círculo, Linha, Linha, Círculo, Círculo, Linha, Linha, ...
4 (Composto: Binário com ternário) - Círculo, Linha, Círculo, Linha, Linha, Círculo, Linha, Círculo, Linha, Linha, ...
Diagonal:
Na diagonal, o exercício era de andamentos: Primeiramente, cada um entrava individualmente na diagonal anunciando qual andamento iria realizar. Depois podíamos mudar de andamento, mas sempre anunciando qual andamento seria o próximo.
Treino de Andamentos com a Cena:
Propus uma cena exercício: com o sofá no centro da cena como cenografia posicionavam-se 3 pessoas que iriam realizar sempre num andamento unificado entre elas uma cena livre. Atrás do sofá ficava uma pessoa segurando um triângulo. O portador do triângulo tocava o instrumento anunciando qual seria o andamento da cena. A cada batida do triângulo a cena mudava de andamento. Em qualquer momento alguém podia pegar o triângulo e se tornar o condutor dos andamentos enquanto o antigo condutor sai de cena. Ao sair de cena uma nova participante vinda da plateia entrava para manter o número exato de atuantes. Assim tínhamos uma cena infinita.
Reflexão sobre uma cena dramática e outra cômica:
Ao realizar este último exercício ficou evidente que a comicidade teve um papel central na orientação das ações em todo o percurso. Ao final propus para que fizéssemos a mesma prática, mas tentando fugir da comicidade, para que fizéssemos uma cena dramática. Três pessoas se voluntariaram e conseguiram propor um desenvolvimento dramático muito interessante. Ainda assim, algumas partes deram vontade de rir. Fica a dúvida se essa vontade era resultado da cena, pois não me parecia que a cena tivesse claras proposições cômicas, ou se éramos vítimas do fenômeno do riso coletivo tão comum nos espetáculos de comédia onde uma vez a plateia rindo, tudo pode se tornar um gatilho para o riso ainda que essencialmente não sejam ações engraçadas.
Registros:
Parte 1:
https://youtu.be/Cb4TZM-HQJU
Parte 2:
https://youtu.be/Xf8VkTYr8Zk
Parte 3:
https://youtu.be/67erguBwr_A
Parte 4:
https://youtu.be/AmLxfLypcCs
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