Encontro do dia 19 de Novembro de 2024
Os encontros da semana passada não puderam ser registrados devido à questões técnicas.
Aquecimento: Alongar sensibilizando individualmente e em conjunção com a respiração. Em seguida em duplas cada um ajuda o outro a alongar. Ao final dinamiza-se o alongamento para que ele se torne uma dança em dupla de aquecimento.
Diagonal com acompanhamento musical: Como hoje o Marcus não veio propus para que revezássemos o papel de músico de cena utilizando os instrumentos musicais que cada um está trabalhando individualmente. Um participante fica na cadeira do músico e interage sonoramente com um participante atriz na Diagonal. Surgiram performances muito interessantes e vejo que estamos começando a compreender a forma de se trabalhar.
Sobre a sacralidade da cena: Em algum momento a performance de uma Diagonal já tinha começado e algumas pessoas atravessaram a cena corriqueiramente, sem tônus nem energia invadiram o espaço-tempo daquela performance. Ao vermos isso discutimos um pouco sobre a sacralidade do espaço-tempo cênico. Quando há uma performance acontecendo aquilo deve ser encarado como uma situação sagrada, não no sentido religioso, mas no sentido da força que queremos dar para aquela ação. O teatro não tem sentido se os participantes não derem atenção àquela manifestação, a atenção, no teatro assim como na vida, é o que garante a vida da performance. Uma performance incrível que é ignorada pelo público perde grande parte da sua efetividade.
Cenas improvisadas com a banda: Ao final utilizamos o sofá como território da "banda" de músicos de cena enquanto um performer realizava uma improvisação à frente. Esse exercício tem o propósito de treinar a interação entre diversos musicistas de cena em correlação com a cena. Ao final também adicionamos o elemento texto na nossa exploração. Cada vez mais estamos caminhando para o formato que inspira essa proposta: a roda de capoeira. Contudo, como não estamos fazendo capoeira e sim teatro (ou será outra coisa?), trata-se mais de uma roda de teatro, roda performática, ou roda multiartística ou até roda da vida?! O que é, de fato, o que estamos fazendo? É teatro ou um treinamento para a vida? Ou uma atividade lúdica de criação?
Registros:
Parte 1:
https://youtu.be/ohtGHqdWCNk
Parte 2:
https://youtu.be/o6gHUKQgtTg
Parte 3:
https://youtu.be/gFlGHdgmvQM
Parte 4:
https://youtu.be/B1y3rmi3zwQ
Parte 5:
https://youtu.be/OK-F1T5JcmI
Comentários
Postar um comentário