Encontro do dia 17 de Outubro de 2024

Aquecimento: Em circulo soltando o corpo e as articulações criativamente e relacionando-se com o som que o Marcus está fazendo na guitarra. Incorporamos cada articulação gradativamente procurando manter o resto do corpo neutro. Ao final, mantendo o trabalho internamente fomos para a fila da Diagonal.


Exercício 1 Diagonal Livre: Se movimentando livremente na diagonal para aquecer. Em seguida em Duplas.


Exercício 2 Diagonal em 16 tempos: Coloquei uma garrafa no centro para marcar o centro da sala. Em 8 tempos, se movimentando livremente, deveriam chegar ao centro e nos próximos 8 tempos finalizar a diagonal. Depois fazemos a mesma coisa em duplas só que cada indivídua sai de um lado da Diagonal e se encontra no centro. Em seguida entramos no meio tempo e ao final em um quarto de tempo. Então em termos de ritmo de entrada dos participantes na diagonal tínhamos:

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16

 1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16

1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16

1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16

1 (entra), 2, 3, 4, 5 (entra), 6, 7, 8, 9 (entra), 10, 11, 12, 13 (entra), 14, 15, 16

(neste momento final todos estão constantemente em cena).


Resposta artística à mudança

    Um entendimento que se tenta alcançar neste disciplina é a de que se deve responder sensivel e artísticamente à mudanças na cena em detrimento da resposta intelectual. Isto é, o entendimento de como a cena deve funcionar não deve passar pela via racional, pois isso costuma travar a cena ao invés de desenvolvê-la. Ao invés disso, o artista reage sensivelmente aos acontecimentos possibilitando se adequar a todas as situações sem interromper o jogo.


Precisão do movimento

    Outro trabalho essencial é a precisão do movimento no jogo. Neste caso, se encontrar no centro e finalizar a diagonal deveriam ser realizados no tempo exato, respectivamente o tempo 8 e o 16. Isso mantém a organicidade da cena. Todo o resto é absolutamente livre, mas essa simples regra é o que faz o jogo ser um jogo. Senão vira qualquer coisa. Essa precisão é um dos fundamentos do trabalho do ator.


O pulso como metodologia de integração de campos artísticos

    Um dos mecanismos de integração me parece ser o pulso uma vez que o mesmo está presente tanto no som quanto no movimento. O  pulso é, portanto, um ponto de contato entre som e movimento. No exemplo deste exercício o andamento era dado pela música que também determinava o pulso e o movimento seguia este mesmo pulso ao iniciar e finalizar sua evolução sempre em um mesmo número de tempos.


Reflexão sobre princípios integradores de campos artísticos

    Me parece que muitos parâmetros artísticos podem servir como unificadores: o pulso é uma delas, pois tanto o som quanto o movimento tem um pulso, também o texto tem um pulso. O andamento, que está relacionado ao pulso também parece ser um princípio unificador. 

    Contudo, se pode também fazer correlações de timbre e tônica muscular que são arbitrárias, mas que se as regras forem pré-estabelecidas podem servir de princípio unificador, por exemplo: se estabelecermos que sempre que o timbre for estridente a tônica muscular for suave e amorosa enquanto que se o timbre for volumosos e fechado a tônica muscular for raivosa e agitada teremos um jogo possível ainda que de maior complexidade. 

    Também as alturas podem ser princípios unificadores, pois o som tem alturas tanto quanto o movimento. 

    E se pode misturar os princípios, uma regra pode ser que: um som alto equivale a uma tônica com raiva enquanto que um som baixo equivaler a uma tônica amorosa. Assim teremos um jogo... São possibilidades à se experimentar.


Registros:

Parte 1:

https://youtu.be/DtPScrsXYPg


Parte 2:

https://youtu.be/r4p6DTs7ee8


Parte 3:

https://youtu.be/9bIOBcKMeOQ


Parte 4:

https://youtu.be/L2zwXFMEoME









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