Encontro do dia 23 de Janeiro de 2025

 Hoje exercitamos o improviso livre utilizando todos os elementos trabalhados ao longo do semestre. Após um aquecimento criativo livre em coletivo iniciamos a prática.


Entre a catarse e a expressividade artística

    Uma descoberta pungente que fizemos neste semestre foi o exercício do logos em que falamos uma palavra atrás da outra ininterruptamente e vemos desdobrar os pensa-sentimentos que surgem nesse processo. Esse exercício despertou uma capacidade de uso do texto que antes aparecia como uma grande dificuldade. Hoje um dos participantes, que antes tinha dificuldade em lidar com a palavra em cena, conseguiu falar um texto decorado de maneira tão apropriada que parecia que ele estava falando aquelas palavras com o frescor da primeira vez. Um exemplo de como acessar o logos pode ser um caminho para o desenvolvimento da fala expressiva do ator. O diferencial é que a fala que vem do logos, por vir de dentro do ator, é carregada de estados afetivos que muitas vezes estão ausentes em textos decorados, textos que vêm de fora do ator e que ele tem que internalizar para falá-los com verdade e presença. Assim o trabalho com o texto já se inicia juntamente com o trabalho com estados afetivos.

    Contudo, algumas vezes esse exercício desperta (como muitos exercícios teatrais) catarses pessoais que algumas vezes nos fazem perder a expressividade artística tornando a prática uma processo apenas terapêutico. Despertar essas erupções internas não é o problema, pois elas geralmente são carregadas de energias afetivas que podem ser pérolas para uma obra artística. O problema é que as vezes somos levados por essas emoções e esquecemos que estamos em cena, esquecemos os fundamentos do nosso ofício e a cena se torna uma performance de auto exposição.

    A grande questão, para a qual não tenho uma resposta, é: como transformar a nossa energia afetiva interna em uma expressão artística?


Registros


Parte 1:

https://youtu.be/yc4MZDlpWvI


Parte 2:

https://youtu.be/VrvuNh9zCVw


Parte 3:

https://youtu.be/WuztrYfVnoo


Parte 4:

https://youtu.be/tFkOd19nsqk









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro do dia 14 de Janeiro de 2025

Encontro do dia 10 de Dezembro de 2024

Encontro do dia 12 de Dezembro de 2024